A história da Radiologia começou em 1895 com a descoberta experimental dos raios-X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen.
À época as aplicações médicas desta descoberta revolucionaram a medicina, pois havia se tornado possível a visão do interior dos pacientes.
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade. Tal medida difere das recomendações atuais do Ministério da Saúde, que preconiza o rastreamento bianual, a partir dos 50 anos, excluindo dos programas de rastreamento uma faixa importante da população (mulheres entre 40-49 anos), responsável por cerca de 15-20% dos casos de câncer de mama.
A Ultrassonografia, também conhecida por "ecografia" ou "ultrassom", é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real um órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.
A ultrassonografia pode ser feita com o paciente deitado numa maca, sendo colocada uma fina camada de gel na pele e posicionado o transdutor em cima deste gel, deslizando o aparelho pela pele. Este aparelho irá gerar imagens que podem ser vistas num computador e deverão ser analisadas pelo médico.
A tomografia computadorizada é um exame de imagem que utiliza raios-X para gerar imagens do corpo que são processadas por um computador.
A tomografia pode ser realizada com ou sem o uso de contraste, que é um tipo de líquido que pode ser ingerido ou injetado na veia durante o exame para facilitar a visualização de certas estruturas.
Ela serve para auxiliar o diagnóstico de doenças musculares e ósseas, identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo, além de detectar e monitorar doenças e lesões.
Durante o exame a pessoa fica deitada numa mesa e entra numa espécie de túnel, o tomógrafo, por cerca de 5 a 10 minutos.
A Ressonância Magnética não utiliza radiação ionizante e é capaz de mostrar com definição as estruturas internas dos órgãos, sendo importante para diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos internos.
O aparelho cria imagens de alta definição dos órgãos internos através da utilização de um campo magnético, que provoca uma agitação das moléculas do corpo, captadas e transferidas para um computador.
O exame tem uma duração de cerca de 15 a 30 minutos.
A biópsia é um tipo de exame que tem como função colher o material de uma lesão. O exame é muito importante para a detecção de doenças como o câncer de mama, já que quanto mais cedo o diagnóstico da doença, maiores serão as chances de cura.
A Core-Biopsy, ou biópsia por fragmento, é um procedimento em que são colhidas as partes do tecido ao invés das células. É um exame simples, mas um pouco mais invasivo, em comparação com o exame de Punção Aspirativa por Agulha Fina, ou PAAF.
O procedimento compreende a aspiração de pequenas amostras dos tecidos sólidos, retirados através de uma agulha grossa. O material coletado segue para a análise anatomopatológico, que fará uma avaliação da doença, se ela é maligna ou benigna, e assim permite que seja elaborado um tratamento para a doença, caso ela existir.
A densitometria óssea é um exame de imagem muito utilizado para diagnóstico da osteoporose, pois permite avaliar a perda óssea. Além da osteoporose, a densitometria pode detectar se a pessoa tem osteopenia ou possui maiores possibilidades de fraturas.
O exame é indolor e dura entre 10 e 15 minutos. É realizado com o paciente deitado sobre uma maca, imóvel, até que um aparelho registre imagens radiológicas de seu corpo.
Este exame é realizado sem necessidade de nenhuma preparação prévia ou jejum. Basta o indivíduo ir ao local do exame, com roupas leves que não contenham metais e não tomar nenhum medicamento à base de cálcio nos dias que antecedem o exame, já que o exame é baseado na quantidade de cálcio nos ossos. Além disso, caso a pessoa tenha feito algum exame com contraste, deve esperar mais ou menos 5 dias para poder realizar a densitometria.